Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Growing Tree

Esquecer as preocupações,ficar imerso no momento. Capturar a variedade de emoções e amor do mundo em nosso redor. Capturar a essência das coisas,uma sensação e não uma aparência,emoçoes.

A Growing Tree

Esquecer as preocupações,ficar imerso no momento. Capturar a variedade de emoções e amor do mundo em nosso redor. Capturar a essência das coisas,uma sensação e não uma aparência,emoçoes.

22.04.20

Mens sana in corpore sano


Kika

Solitude | Stinging Eyes | Flickr

São diversos os desafios que o mundo está a enfrentar, e a cada dia que passa, a prisão do ser humano no seu domicílio, leva a colocar a saúde mental em segundo plano.

Passar o dia a sermos bombardeados por notícias sobre a pandemia mundial por todos os meios, coloca a nossa saúde mental em segundo plano, e é importante não nos esquecer deste grave problema.

O desconhecimento de quanto tempo vamos estra confinados ao nosso lar, o impedimento de sair para socializar, ou mesmo podendo sair, mas ter de manter o distanciamento social, o stress e medo de enfrentar uma doença que pode levar à morte, à nossa e ainda pior, dos nossos…

Cada pessoa tem de arranjar as suas ferramentas para não deixar que a sua saúde mental saia deste período prejudicada.

Para uns a atividade física é indispensável para manter a saúde mental. Dentro de casa, passeios/corrida em pequenos percursos perto da habitação... O importante é não parar em frente da televisão e/ou computador horas seguidas.

Manter uma alimentação saudável para manter um sistema imunitário forte é também muito importante.

Respeitar os horários como se estivéssemos em condições normais, como deitar a horas certas, dormir o suficiente, não ficar o dia inteiro de pijama, não descorar as atividades domésticas, são formas de nos mantermos ativos, entretidos, e com uma rotina que não vai dificultar o retorno à vida «normal».

Arranjar temas de conversa diferentes, principalmente se a família partilha o mesmo domicílio. Conversar sobre os livros que estamos a ler, o que fazer com o jardim este ano, organizar atividades para fazer pela casa, juntos, …. Seja qual for o tema, ter também atenção que há momentos que as pessoas precisam do seu espaço, da sua privacidade, do seu recolhimento…

Uma ideia em que todos podem participar: organizar a casa. Com o tempo, vamos acumulando coisas que vão ficando num canto «até ter tempo para tratar disso». Com tempo disponível, todos podem ajudar a eliminar as coisas desnecessárias para a nossa vida, limpar e organizar a casa, recuperar um espaço saudável e leve para viver, encontrar um equilíbrio!

Seja o que for, todas as atividades que mantenham a nossa mente ocupada são um grande avanço em vencermos esta pandemia.